Espigão do Oeste,

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Relatório Ministerial de 2011



Depois de longa espera, iniciamos 2011 com a equipe de quatro ministros. Um velho e longo sonho estava se concretizando: ter mais trabalhadores neste campo que possui mais de 40 % dos membros do Sínodo da Amazônia.


Mas a chegada do quarto ministro implicava uma infraestrutura maior: casa e carro. A construção da casa foi entregue à Diretoria da Paróquia, que compôs uma comissão de construção. Em janeiro foi lançado o livro ouro que circulou em algumas comunidades e iniciou a arrecadação de recursos. O sonho da casa alcançou uma planta. Mas de concreto não logrou êxito. Quase no final do ano resurgiu outro velho sonho: uma casa descentralizada de Espigão do Oeste. Teríamos forças e recursos para construir duas casas ao mesmo tempo? Uma delas deveria ser prioritária? Qual seria construída primeira? Somando-se a estas interrogações, boatos e propostas terroristas ajudaram na decisão de mudança de Campo de Trabalho por parte da Diaconisa. Então tínhamos a nossa frente a questão do preenchimento da vaga. Qual a melhor maneira de resolver o preenchimento: envio ou candidatura? Como suprir carência e desejos do Campo num ano em que há muitas vagas Brasil a fora e poucos formandos? Dar prioridade a alguém que já está aqui ou buscar alguém com um perfil da música e que fale a língua pomerana? Qual era o mal menor? Optou-se pelo envio para poder garantir o quarto campo e a permanência de dois casais. E as comunidades são animadas a começar a olhar mais longe, a investir no presente sendo iluminado pelo futuro.

O presente relatório visa destacar momentos marcantes dentro da proposta da Educação Cristã Continuada (ECC), do Planejamento Estratégico e de uma reflexão e avaliação do que foi possível ser feito.




Por isso, o primeiro destaque é para com o trabalho com as crianças. Animado pela palavra bíblica: “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.” (Provérbios 22.6), além do trabalho do culto infantil, mais dois momentos merecem destaque. Neste sentido, a pousada na semana santa da Comunidade da Paz merece ser mencionada. Muitas mãos ajudaram na preparação para o evento intitulado “Caminhando com Jesus”. Animados pelo tema do ano, uma árvore foi desenhada e completada com a marca da mão de cada criança, que após canto peregrinam com Jesus lembrando a Entrada triunfal em Jerusalém (Domingo de Ramos), param frente à Igreja e aprendem de Jesus que a Igreja é a casa de Oração. Seguem com Jesus e abençoadas, experimentam o lava-pés, a Ceia, a Crucificação e Ressurreição de Jesus. Mas também convivem, pernoitam junto (para muitas crianças esta é a primeira experiência fora de casa), fazem trabalhos manuais e participam do culto pascal. Razão e emoção se somam. É uma experiência que levam para toda a vida, junto com as lembrancinhas recebidas em cada estação.


Outro grande momento foi o Dia das Crianças celebrado em comunidade. O tema do ano é trabalhado na história da criação. Há dinâmicas e brincadeiras. Investir na criança é investir na continuação da Comunidade.








A próxima etapa é o trabalho com adolescentes. Animados com a palavra bíblica do sábio: “Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos.” (Provérbios 3.1), os ministros dão atenção especial com 5 turmas. 3 são pela localização e 2 fazem parte do plano estratégico de formação de novas lideranças. Se desejarmos um futuro diferente é necessário não fazer tudo como sempre foi. A repetição não muda. Só algo novo traz mudança. E com este pensamento, 2011, foi também o ano em que foi ensaiado um retiro de um dia para as turmas de primeiro ano, e outro retiro de dois dias para as turmas de 2º ano. Com isso, nossa meta é: 1 - integrar e unir os adolescentes antes do final da jornada; 2 - aproveitar melhor a formação em dois momentos, e, 3 - evitar problemas com o pernoite. Para os próximos anos está sendo planejados dois retiros de um dia cada. Nestes retiros, além da animação e contágio pela alegria, procuramos ensinar brincando e brincar aprendendo. Queremos passar para cada confirmando e deixar em cada um deles marcado que, a Igreja é coisa boa, e, o cristão pode ser alguém feliz e é feliz com o que recebe de Deus.





A comunidade da Paz planejou um retiro dos confirmandos do 2º ano do Ensino Confirmatório e a JULEO. O objetivo era integrar adolescentes e jovens, a fim de conquistá-lo à Juventude. Mas, devido a alguns percalços, o retiro aconteceu junto com os músicos e os jovens declinaram do programa devido a proximidade e a oferta não planejada do retiro ao lago dos sonhos 9 dias depois. Precisamos cuidar isso e evitar que isso aconteça nas próximas edições.




A Campanha com os confirmandos é a da OGA. Animados pelo lema da OGA “a fé atua pelo amor” (Gl 5.6), os confirmando fizeram campanhas diversas e arrecadaram R$ 519,50.


Para quem queimou em sua vida a etapa do Ensino Confirmatório ou vem de outra Igreja, ou quer ingressar de adulto na Igreja a possibilidade oferecida é a profissão de fé. São feitos encontros em que se concentra a doutrina da Igreja e os ensinamentos bíblicos. É o básico dos básicos. O importante é ver pessoas adultas optando por ser Evangélicos de Confissão Luterana. Alegramo-nos quando situações pendentes conseguem ser solucionadas. O que nos motiva são as palavras bíblicas: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” (Romanos 10.9-10).




A próxima etapa da vida é a Juventude. A Bíblia lembra esta etapa da vida assim: “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.” (Eclesiastes 11.9-10). É a fase da vida com muito vigor, mas também rebeldia. Constituir valor e fundar a proposta da vida na vontade de Deus são os grandes desafios aos jovens. Além de insistência com alguns grupos e uma presença dos ministros junto a eles, destacam-se: 1 - os dois “pitstop” e a participação em duas campanhas de doação de sangue. A primeira normal e a segunda com muitas dificuldades: de pessoal e de quebra de equipamento. Mas no sangue está a vida (Gn 9.4), doar sangue é salvar vidas. Não são as dificuldades e os problemas que devem nos desanimar, mas devemos nos animar pelos desafios. 2 – O dia do bem. Jovens se dedicaram em arrecadar alimentos em suas comunidades. Os quais foram doados a entidades beneficentes. 3 – viagens e passeios. Sair, visitar, ver outra realidade abre horizontes e faz bem. 4 – Participação em âmbito sinodal e nacional, em especial, com o teatro no acampamento Sinodal e formação no Sínodo e no CONAJE.







Temos também em nossa paróquia o trabalho com grupos de mulheres. A bíblia afirma: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” (Provérbios 14.1). O tema do ano foi trabalhado e também se aproxima da data de uma decisão histórica: continuar sendo grupo de mulheres ou associar-se a OASE Nacional? Questão ainda não decidida. Um destaque especial é o desafio do “anjo”. Cada participante do grupo tem três outras participantes a quem cuidar, enviar mensagem de ânimo e boa nova e visitar no dia do aniversário.

Existe um grupo de 3ª idade em nossa paróquia, que se reúne mensalmente. A Bíblia apresenta a oração do idoso: Agora que estou velho, e os meus cabelos ficaram brancos, não me abandones, ó Deus! Fica comigo enquanto anuncio o teu poder e a tua força a este povo e aos seus descendentes.” (Salmos 71.18). A convivência, o estudo da palavra, o canto e oração e dinâmicas, bem como música e dança sênior marcam os encontros. Mas também fomos convidados a fazer meditações no Centro municipal convivência dos idosos. Neste ano, os idosos fizeram um passeio ao lago dos sonhos.













Um evento civil foi conseguido durante o ano 2011. O “Schopping Cidadão”. Foi a oportunidade para por documentos em dia. 16 profissionais fizeram 669 atendimentos, entre documentos pessoais, destacou-se a Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e Passe livre, bem como solicitação de 2ª via de certidão de nascimento e casamento de outro estado. É verdade que tudo foi muito em cima da hora. Não tivemos tempo para grande divulgação. E que nem todas as informações batiam. Mas muitas pessoas puderam ser atendidas e percebem-se quantas dificuldades existem, e, quantas pessoas não estão com seus documentos regularizados.

Também na vida escolar, foi atendido o pedido de uma atividade junto à escola na localidade Nuar Nova Esperança. Além da palestra sobre cidadania, atividades de recreação e integração foram realizadas.
.


Nem tudo é festa e alegria. A vida nesta região é marcada por dificuldades e desafio. O bom nisso tudo é que sempre conseguimos contar com a mão de Deus protegendo, amparando e animando.


2011 foi um ano em que se pode visitar mais famílias. Em duas comunidades (Araras e Natalício) todos os membros foram visitados. Em outras, áreas previamente definidas foram visitados, em algumas foram feitas visitas esporádicas e em outras ainda valia o sorteio. São experiências marcantes. Vimos muita alegria das pessoas em receber a visita. Outras abriram seus corações. E em outras, situações pendentes foram encaminhadas. Uma coisa que marcou: abrir e fechar portões e colchetes. Esperamos ter deixado “portas abertas”.

Além da visita em família, toda semana são feitas as visitas no hospital do governo, normalmente terça-feira à tarde, mas quando não é possível nesse dia e horário outro momento é reservado. Nos outros hospitais são feitas visitas quando solicitadas e avisadas (agendadas). Dia 06 de dezembro foi realizada uma celebração na capela do Hospital Municipal com doentes e profissionais da saúde. É Jesus que anima: “estava enfermo e me visitaste” (Mt 25.36).
Uma ênfase e prioridade é a formação. Destacamos a formação Sinodal dias 18-20 de fevereiro, no qual se trabalhou o planejamento estratégico. Pensar juntos possibilidades e responsabilidades é fundamental. Os trabalhos foram dirigidos pelo Zeca. Igreja que tem metas definidas e alvo a alcançar vê mais sentido no que faz, encontra mais ânimo e persistência para agir e sente mais alegria. Dentro de um espírito de reflexão, oração, aceitação e celebração é possível ser Igreja de Jesus Cristo nas mãos de Deus e a seu serviço.
Em 11 e 12 de março, e no dia 24 de setembro a formação voltou-se aos Orientadores do Culto Infantil. Na primeira etapa, além de distribuir material para todo o ano, em especial às datas comemorativas, se concentrou esforços na semana santa. Na segunda etapa, recebeu atenção especial o dia das crianças e o natal.







A formação continuou recebendo atenção com o seminário paroquial com os Orientadores do Ensino Confirmatório. O antigo material do Sínodo foi retomado e retrabalhado com os Orientadores. Também o tema do ano foi ali trabalhado, voltado aos adolescentes: Como trabalhar com eles e não desanimar? Também as provas e o material a ser trabalhado durante o ano foi ali distribuído.


A liderança da Juventude se reuniu dia 19 de março para a sua formação paroquial. Além de encaminhar subsídios (material de meditação) para ser aproveitado nos grupos, foi realizada palestra e foram feitos os encaminhamentos das atividades com os jovens a nível paroquial.


Dia 07 de abril a formação chegou à liderança das Comunidades. Com um método mais simplificado, foi repassado o esquema do planejamento estratégico a ser realizado nas comunidades. Algumas pessoas entenderam, outras não. No geral, pode afirmar: a caminhada recém começou e muito ainda tem a ser feito.


Circulou na Comunidade da Paz o curso de ECC: “Uma maravilhosa viagem à terra da fé”, aberto para a comunidade. A procura pelo curso foi inferior ao satisfatório. Mas, ao longo do ano que vem vamos procurar comunidades interessadas, antes de ensacar a viola.


Ainda na área da formação destacamos a participação de 9 pessoas no Seminário Sinodal da Diaconia. É a tentativa da ressurreição dos grupos de visitação, algo ainda a ser avaliado.



O que continua a vento e popa são os estudos bíblicos nos setores e nas famílias. Sente-se a diferença nas comunidades que estão sendo contempladas. É também o investimento com maior retorno. O pilar da Reforma “somente a bíblia” ali é trabalhado com afinco e a convivência é enriquecida, sem falar nas visitas que são realizadas nas casas das pessoas.


Outro momento feliz e celebrativo são os estudos especiais de aniversário. Estar junto na alegria faz bem. Agradecer a Deus pela vida é viver em gratidão. Marcos e marcas especiais sempre fazem parte do povo de Deus como suporte para continuar a jornada.


A área da comunicação continua recebendo atenção. Estamos no ar, via rádio, duas horas e meia por semana. Aos sábado, das 7hs às 8hs, na Rádio Romiporã FM, 87,9, com o programa da Comunidade da Paz “A Hora Luterana”. Aos domingos, das 7h30 às 8hs, na Rádio Sociedade Espigão AM, 1570, com o programa da Paróquia “Sementes de Esperança” e também aos domingos, das 9hs às 10hs, na Rádio Mega FM, 96,9, com o programa “O Culto Luterano” da Comunidade da Paz. Este último, em especial, tem rompido fronteiras e é acompanhado por pessoas de outras igrejas, outras paróquias e outros municípios. Precisamos, sempre de novo, sermos criativos e animar pessoas a ajudar a patrociná-los.

Este ano, pela primeira vez, foi conseguido um pool com as três emissoras na sexta-feira santa. Das 10 às 11hs, quem sintonizava uma das três emissoras de rádio de Espigão ouvia a Palavra da Igreja Luterana. Nesta hora foram trabalhadas “As 7 palavras na cruz” e “As 15 estações da via sacra”. Isso só foi possível e conseguido via articulação e grande argumentação.

Além desses espaços, também obtivemos espaços especiais para divulgação da festa luterana da Paz, das campanhas de doação de sangue, do acampamento sinodal e do dia da reforma.

Ainda este ano, está previsto para o dia 25 de dezembro outro pool com as três emissoras no domingo do Natal. Das 9hs às 10hs um programa especial de Natal.

Este também foi o primeiro ano que tivemos um planejamento geral do que se desejava alcançar com os programas “A Hora Luterana” e “Sementes de Esperança”. Os ministros, em comum acordo, aceitaram o desafio de trabalhar na Hora Luterana temas das datas comemorativas e no programa Sementes de Esperança textos bíblicos referentes ao tema do ano. Para 2011 acertamos recuperar na Hora Evangélica os devocionários “Castelo Forte” e “Semente de Esperança”. Portanto, vem mudanças aos sábados. O de domingo vai seguir, a partir de março, a estrutura do catecismo menor.

Lembramos ainda que no dia 10 de dezembro de 2010 foi inaugurada a rádio Mega FM. P. Reneu se fez presente e lembrou a época de advento, tempo em que a "Palavra de Deus torna-se pessoa humana". Deus faz uso da Palavra para se comunicar conosco e demonstrar seu amor. A rádio faz uso da palavra para interagir com os ouvintes. A missão da rádio é levar informações verdadeiras e úteis à população, educar, instruir. Isso traz crescimento a um povo. É por esse meio de comunicação que o culto luterano vai ao ar, todos os domingos, das 9 às 10 hs. Foi lembrado que os programas religiosos são feitos para pessoas de fé!


Ainda na área de marqueting, destacamos: a placa “outdoor”, localizada às margens da rodovia, no parque de exposição, que indica a presença da Igreja de Confissão Luterana em Espigão do Oeste e o blog da paróquia, onde estão fotos e matérias escritas.



Publicações: Destacamos: 1- A segunda edição do Calendário da Paróquia com o planejamento das principais atividades religiosa. 2- A confecção do cancioneiro “Canções para o Sepultamento”, onde todas as canções seguem o HPD e algumas canções em língua alemã do “Evangelisches Gesangbuch”. O bom e novo é que foi formatado em letras grandes. 3- Cadernos de celebrações (cultos, estudos bíblicos para jovens, estudo bíblico para mulheres). 4 – Meditações no Castelo Forte.


Não paramos de registrar e editar DVDs. 1 - Ema e Amélia cantando hinos em alemão de Advento; 2 – DVD da Cantata de Natal da Paz. 3 – DVD da Oratória de Natal de Novo Alvorecer. 4 – Noite de Natal da Comunidade Bom Pastor. 5 – Culto de Instalação e Ordenação do P. Rodrigo. 6 – Transformação da fita K7 em CD de hinos de Natal. 7- DVD da pousada das crianças.


Das celebrações ecumênicas destacamos: 1 - o Dia Mundial de Oração, celebrado na primeira sexta-feira de março; 2 – As duas celebrações da Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos, dias 04 e 11 de junho. 3 – Celebração ecumênica de bênção matrimonial. 4 – Festa da Laranja.


Das celebrações em língua pomerana destacamos: Dois cultos em língua pomerana na comunidade da Paz; o culto com partes em pomerano na festa Pomerana (do Amendoim) e a celebração ecumênica com partes em pomerano na primeira Pomerfest da ASPOMER. Ainda é digno de registro ceias e estudos em família em língua pomerana e a tradução de teatros natalinos em pomerano feitos pela Diaconisa Lovani Lilge.




Algo novo foi proposto para 2011: As quatro manhãs de convivências. Duas delas foram com jovens e duas com comunidades. Talvez seja isso a maior carência da nossa paróquia: poder estar junto, conviver, se conhecer mais profundamente. As experiências foram muito boas e precisam continuar.


Queremos ainda destacar as celebrações especiais que aconteceram durante o ano: 1- O Dia Mundial de Oração, além de ter sido ecumênico e celebrado por mulheres, teve partilha. 2 – As celebrações na época da quaresma. A ideia de abrir a Igreja e celebrar no meio da semana carece de maior aceitação e participação. 3 – O culto de Instalação e Ordenação do P. Rodrigo, que aconteceu junto ao culto festivo na Comunidade Bom Pastor. Um ponto positivo é que ele foi descentralizado. A música instrumental e o canto coral o abrilhantaram, além da presença do P. Presidente da nossa Igreja. 4 – Duas celebrações de formatura, uma de Técnico em Enfermagem e outra de Pedagogia. Duas áreas carentes em nosso município, tanto a saúde quanto a educação. Formar profissionais nestas áreas sempre vai deixar melhor o município. 5 – Celebração no Trento. Além de ser uma celebração que lembra a tragédia, e ora-se por paz e fim da violência, é o momento de se estar com o mundo empresarial. 6 – Domingo de Ramos em Menino Jesus. Destaque foi à passeata com ramos verdes e a partilha. 7 – A Semana Santa em Pimenta. A força da comunidade no teatro e canto encantou a todos. Foi de arrepiar. 8- O triduo pascal na Paz recebeu duas novidades: o lava-pés com água corrente e a escuridão da sexta-feira santa. 9 - Cultos de ações de graças. É a vez que a comunidade deixa seu templo enfeitado pela gratidão. Com tal gesto não queremos exaltar o que conseguimos com nossos esforços, mas o que recebemos como dádiva do bondoso Deus e por isso a gratidão. Lindo é o almoço comunitário.













O próximo ponto a receber destaque são as festas comunitárias. O café pomerano servido em porções ainda tem força. É o resgate da culinária pomerana. A festa luterana da Paz e a festa da lingüiça são as duas únicas que sobreviveram, pois Pimenta Bueno preferiu não fazer a sua.




Das visitas recebidas destacamos: 1- Na tarde e noite do dia 05 de março esteve entre nós o P. Kurt Herrera, da Obra Missionária Evangélica Luterana na Baixa Saxônia, Norte da Alemanha. Neste dia veio visitar as Comunidades "Grandes" do Sínodo da Amazônia. Esteve no culto da Comunidade Cristo Vive e na Gincana Paroquial Luterana, na Comunidade Florecer, localidade Santa Rosa. Alegramos-nos muito com esta visita e esperamos que tenha colhido boas impressões da nossa Paróquia. 2- No dia 06 de março esteve entre nós o P. Alan S. Schulz de Porto Velho. Ele também participou do encerramento da Gincana Paroquial. 3- Dias 9 a 19 esteve entre nós o P. Geraldo Schach, primeiro P. da IECLB residente em RO. Ele visitou membros, participou de celebrações, entrevista na rádio, programa radifônico. Foi muito gostoso a convivência com ele. 4- Por dois momentos esteve entre nós o P. Presidente de nossa Igreja: na ordenação do P. Rodrigo e no Acampamento Sinodal. Também ele participou da celebração ecumênica pela Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.


Reconhecemos em nosso relatório e destacamos pessoas envolvidas com o dom da música. Muito se pede por ministros que saibam tocar música. No centro de formação, EST, a formação ministerial não contempla a música com profundidade. Esta agora é uma nova faculdade, de música. O que se precisa é despertar os talentos musicais das pessoas batizadas em nossa comunidade. O Sacerdócio Geral de Todos os Crentes requer de todas as pessoas a sua contribuição com o que foi agraciada por Deus. A música em nossa Paróquia continua firme e forte, e é herança do trabalho desenvolvido pela Siglinda, na maior parte. Existe uma proposta, já para o ano que vem, de formação de tocadores de instrumento metal: pistão e trombone. Precisamos de ajuda para animar os jovens. Há interessados?




Noite Cultural - Foi às 19hs, nas dependências da Comunidade da Paz, do dia 28/10/2011, que aconteceu a noite cultural, com talentos "prata da casa". Glória conduziu o evento. Pa. Vera fez a abertura. Teve apresentações de instrumento de sopro (Trombone, gaita de boca, acordeão, concertina) de corda (violão), percusão (triângulo e bateria). Teve cantos solo, em dupla; canto de música religiosa, popular e sertaneja. Canto em alemão, pomerano e em português. Até aplausos em pé houve. Já estamos programando a próxima Noite Cultural e já foi desafiado mais talentos e também teatro e enquetes. Talvez até danças folclóricas. Por que não? Um abraço bem apertado com muito carinho em agradecimento a quem participou.


Não por último, mas os próximos destaques envolveu muita gente.Gincana Paroquial Luterana - Dias 05 e 06 de março, na localidade de Santa Rosa, comunidade Florescer, reuniram-se em torno de 400 pessoas para a Gincana Paroquial Luterana. Após a chegada e janta, houve a noite cultural com apresentação de cantos e teatros. No domingo pela manhã aconteceu a Gincana e à tarde teve o bingo e futebol. Com os pontos das equipes foi formado o coração multicolorido e a premiação, embora em pacotes diferentes, foi igual para todos os participantes.




Inauguração da nova Sede Sinodal - Dia 06 de março de 2011, em Cacoal, reuniu-se parte do povo luterano do Sínodo da Amazônia, visitantes e autoridades, e foi celebrado culto e a dedicação/inauguração da nova Sede Sinodal. Fizeram-se presentes o 1º Pastor Vice-Presidente da IECLB, Carlos Möeller e o P. Kurt Herrera, da Obra Missionária Evangélica Luterana na Baixa Saxônia, Norte da Alemanha. Após o culto solene, o povo se dirigiu à nova sede cantando "O Povo de Deus". Primeiro foi plantada uma árvore e após foi descerrada a placa do logo, as portas da Sede Sinodal foram abertas e a residência do P. Sinodal foi visitada. Os festejos continuaram durante o dia com almoço e música. Nossa oração é que assim a missão de Deus se desenvolva melhor e com a proximidade da sede com as paróquias maiores a relação se estreita.

5º Acampamento Sinodal da Família. Nós sediamos este acampamento. O maior já realizado, com mais de 800 pessoas. Ele entrou para a história. O acampamento foi preparado por muitas mãos, braços, pernas e cabeças. Queríamos destacar detalhes, sem descuidar das coisas grandes, por isso, teve várias equipes trabalhando. Em resumo, podemos dizer que ele foi assim: No dia 22 de julho de 2011, iniciou o 5º Acampamento Sinodal da Família, na Chácara da Nina, em Espigão do Oeste. As caravanas foram acolhidas em 3 paradas obrigatória. Em Pimenta Bueno, na 1a parada, receberam água. Chegando próximo à chácara, foram acolhidos com música e puderam fazer um lanche. As caravanas foram recepcionadas com músicas para fortalecer a fé; e, água e frutas para fortalecer o corpo. E, seguindo à pé, fizeram o credenciamento. Após, pessoas passavam no túnel e recebiam palavras de boas vindas e eram marcadas com água. E então era a hora de montar as barracas. Às 19 horas deu-se a abertura oficial do acampamento com a saudação do P. Sinodal Mauri Magedanz. Seguiu-se com a apresentação de uma peça teatral encenando a criação do mundo segundo Gn 2.4ss, pelo grupo de jovens da Comunidade Bom Pastor. Após o teatro as caravanas foram saudadas uma a uma e depois foi servido o jantar. No sábado, dia 23, a manhã iniciou-se com o "despertar" musical de Mauro Harff e o café. A seguir, a palestra com o nosso P. Presidente, P. Dr. Nestor Paulo Friedrich que nos conduziu a refletirmos sobre o Tema do Ano: Paz na Criação de Deus - Esperança e Compromisso. P. Nestor enfatizou que para chegarmos a ter mais paz nesta criação de Deus, precisamos nos dedicar a cuidarmos mais dela também na sua forma ambiental, ou seja, preservação das matas, dos rios, da terra, ... Depois, os obreiros do Sínodo foram apresentados. E finalizando os trabalhos da manhã, o grupo de trombone da Paróquia de Espigão entoou hinos religiosos e folclóricos. Depois do almoço as pessoas tiveram a tarde livre para se dedicarem aquilo que lhes agradava. Algumas pessoas conversaram, outras se dedicaram a esportes, outros a dança sênior, outros a roda de conversa para conhecer o mapa sinodal e outros ensaiaram para o 3º Festival da Canção Sinodal, que aconteceu a noite. Jovens da Paróquia chamaram atenção com a enquete "tá na hora" - era hora de silêncio. Houveram apresentações de várias formas, como grupos de canto, cantos individuais, corais e duplas. Após as apresentações, enquanto se apurava os resultados, foram apresentadas: a comissão organizadora do evento e a comissão de ornamentação. A comissão julgadora, formada por convidados, deu veredito: 3o lugar: Coral Nova Esperança. 2o lugar: trio - Josi, Zenilda e Wallace. 1o lugar: Coral da Paz. Após a premiação, fomos ainda fortemente abrilhantados com o belo e animado Show de Mauro Harff do Rio Grande do Sul. Na manhã de domingo, dia 24, iniciamos com as palavras de Otávio Schüller, Presidente do Conselho da Igreja, que resaltou sua alegria em ter encontrado vida e Igreja viva. O P. Sinodal do Vale do Taquari Marcos Bechert, citando os discípulos de Emaús, reafirmou a parceria entre nossos sínodos com amor, carinho e dedicação e o P. Sinodal do Norte Catarinense, P. Inácio Lemke, lembrando a parábola das 10 virgens, lembrou a importância de sermos pessoas prevenidas, como em tempos antigos os migrantes que levavam alimentos e querosene quando entravam mato a dentro, para não lhes faltar comida e luz em tempo de chuva e cheias; e também ouvimos as palavras finais do P. Presidente, P. Dr. Nestor Friedrich. Depois, o P. Sinodal Mauri Magedanz, lembrando o "traçador" - serrote, lançou oficialmente a campanha "Vai e Vem", com o desafio de arrecadar 5,00 por pessoa batizada. Após isso, iniciou-se às 10 horas o culto de enceramento, transmitido, ao vivo, pela Mega FM, com pregação do P. Presidente e Ceia do Senhor, finalizando com o convite para cada participante levar para casa uma muda de árvore, as quais estavam na plenária, com um chamado a contribuirmos no dia-a-dia para com a Bela Criação de Deus. Não poderíamos esquecer de agradecer às cozinheiras. Após as despedidas e o almoço de enceramento, ficou a saudade e a expectativa para o 6º Acampamento Sinodal da Família. Desde já agradecemos a todas as pessoas que participaram, que fizeram doação, que trabalharam na organização do evento, que se somaram na parceria, que organizaram as caravanas, que vieram de longe e de perto. Nosso muito obrigado. Agradecemos em especial ao apoio recebido da PPL, do Sínodo Vale do Taquari, da Prefeitura de Espigão, do Corpo de Bombeiro de Pimenta Bueno, da Polícia Militar de Espigão do Oeste e das enfermeiras. E nosso agradecimento de coração a quem doou seu tempo para fazer acontecer este 5º Acampamento Sinodal da Família, que contou com 788 pessoas inscritas e mais crianças menores de 5 anos, um total superior a 800 pessoas. Valeu pessoal. Muito obrigado por tudo.

















http://soundcloud.com/ieclb-espigao/relat-rio_ministerial_2011