Na noite do dia 25 de maio de 2013, 296 pessoas - católicas e de confissão luteranas-, reuniram-se em culto ecumênico na Comunidade da Paz em Espigão do Oeste, RO, no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Com a presença do Frei Manoel e da Ministra Marilise da Igreja Católica, da Pastora Sinodal Vera Lucia Engelhardt Prediger do Sínodo da Amazônia, do Pastor Reneu Prediger e dos líderes Leonaldo, Naíra, Vaneza e com a participação especial do Coral da Paz e do Grupo Raio de Luz, da dupla Ema & Amélia, o culto foi marcado pelo canto, oração e reflexão.
A homilia coube ao Frei Manoel que versou sobre a unidade. "Nunca estamos tão perto uns dos outros do que quando juntos em oração, perto dos irmãos e de Deus" afirmou o frei. Jesus sempre propôs, mas no essencial ordena: amais-vos uns ao outros. Obedecer faz nos sentir bem. E impulsionados pelo profeta Miqueias somos chamados a refletir "o que Deus quer de nós", pois do outro lado está o que o diabo quer de nós e tem gente vivendo como o diabo gosta. E ele está à espreita desejando devorar. E para não sermos devorados, vem a exigência de Deus. O projeto de Deus inclui a justiça, o direito, amar e praticar a misericórdia. "A justiça é o equilíbrio entre o direito e o dever". Em nossa sociedade existe a "doença do direito" esquecendo-se das obrigações, dos deveres que legitimam os direitos. Jesus, no sermão do monte, recompensa com a felicidade as pessoas misericordiosas. Sejamos misericordiosos pois Deus o é. A marca dos primeiros cristãos era o amor. Nossa divisão é escândalo. Vamos orar e viver este desafio da unidade. Mesmo pensando e fazermos diferente, vamos viver pela fé no ressuscitado o essencial, que é convivermos juntos, concluiu o frei.