Em Espigão do Oeste, duas celebrações com a "casa de oração" completamente cheia, mais de 600 pessoas em cada uma delas - assim dá para definir as duas celebrações da "SOUC - Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos" entre católicos e membros de confissão luterana . A primeira na Igreja Católica dia 31 de junho de 2014 e a segunda na IECLB, Comunidade da Paz, dia 07 de junho de 2014.
O tema foi: "Acaso Cristo está dividido? 1 Co 1.1-17". A celebração, preparada pelo Canadá e traduzida pelo CONIC, contou com uma equipe litúrgica das duas Igrejas. Na primeira celebração a mensagem foi dirigida pelo Pastor Reneu Prediger que, baseado no texto base, animou o povo à caminhada ecumênica sentando para conversar e partindo e valorizando o que temos em comum. As diferenças precisam ser encaradas como "um jardim, onde o diferente é belo e enriquece". "Não podemos perder o alvo. Precisamos olhar para o lugar certo (Jesus Cristo) e valorizar o que temos em comum, respeitando e aprendendo com o diferente". No encerramento, o Frei Paul Kreuz, partindo do Evangelho de Lucas 4.14-21, reafirmou que "o que nos une é a Palavra. Uma palavra que liberta e nos anima a fazer a opção pelo necessitado. O carente opta por aquilo que responde as suas angústias. E o que une o povo de Deus é enfrentar as necessidades, motivados e iluminados pela Palavra do Senhor".
A celebração de encerramento foi abrilhantada pelo coral da Paz.
Tanto na abertura quanto no encerramento celebramos a "hospitalidade eucarística". Na proposta do caderno das celebrações não existe proposta eucarística. Na celebração de encerramento, fizemos uso de uma proposta do Padre Araripe - a poesia une! Ao CONIC solicitamos a gentileza de propor uma forma de celebrar ecumenicamente a Ceia do Senhor - a Eucaristia.
A partilha aconteceu no encerramento de cada celebração. Cada participante recebeu uma fatia de cuca para lembrar-se da doçura de caminharmos juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário