Espigão do Oeste,

sábado, 19 de maio de 2012

1ª Celebração da Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2012
http://soundcloud.com/reneu-2012/souc-19-05-2012
Abrindo a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2012, reuniu-se grande número de Luteranos e Católicos no templo da Igreja Católica Matriz, nossa Senhora de Fátima, dia 19 de maio, às 19h30. O tema deste ano é "Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Coríntios 15.51-58).
A celebração conduzida por liderança das duas Igrejas, foi marcada por vibrante canto comunitário, bem como, com a participação do Coral da Paz, que entoou: Presença de Deus e Noite traiçoeira..
Os ministros celebrantes foram P. Reneu, Pa. Vice-Sinodal Vera da IECLB e o Frei Manoel da Igreja Católica Apostólica Romana.
A homilia foi proclamada pela Pa. Vera que, retomando as leituras de Habacuque 3.17-19, destacou a fé interessante do profeta que louva a Deus por ser Deus, independente de sua situação de vida, o que vem contra a badalada teologia da prosperidade que busca bens materiais e bênçãos. A leitura do Evangelho de João 12.23-26, registra o momento da revelação da natureza divina de Jesus. O primeiro ser humano pecou ao querer a exaltação, o querer ser igual a Deus. Mas Jesus aceitou ser como o grão que cai na terra, aceita se doar, para produzir muito fruto. Então partindo do texto base da homilia 1 Coríntios 15.51-58, a Pastora enfatizou a força de uma esperança baseada no "poder da ressurreição" (Filipenses 3.10), que vai mundo a fora e prega o evangelho, ajuda a constituir comunidade e liberta pessoas. Alicerçada na fé no trino Deus, assuntos como "escola, saúde, terra, trabalho, preservação da vida, da dignidade da vida e do planeta começam a entrar na pauta de preocupação, discussão e encaminhamentos. Ações diferentes são necessárias" afirmou a pastora. Podemos e precisamos orar, mas não podemos esquecer que oração é formada por "orar + ação". Pessoa de fé ora e age como orou. A ressurreição atinge a pessoa e a transforma, se apresentando "com outra aparência" (Marcos 16.12). Viver ressurreição é, na tristeza encontrar motivos de alegria; no desânimo, novo ânimo; na desesperança é hora de deixar o Espírito de Deus nos fazer viver novamente, abandonando as drogas e as coisas sem sentido e deixando o Espírito Santo nos transformar. Assim a vida vale a pena de ser vivida, pois é vivida com Deus. No final da jornada por ele seremos recebidos em seu Reino Eterno.
A celebração foi encerrada com o compartilhar do pão.
A próxima celebração será dia 26 de maio, no templo da Comunidade da Paz, às 19h.









Nenhum comentário:

Postar um comentário