Espigão do Oeste,
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Seminário Paroquial de Formação com Orientadores do Ensino Confirmatório
Na manhã do dia 31 de janeiro, aconteceu mais um encontro de formação à nível paroquial e envolveu orientador do Ensino Confirmatório.
O encontro iniciou com meditação baseado no tema "Ser, Participar, Testemunhar - Eu vivo Comunidade!" e lema bíblico "Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão" (Is 41.10). A reflexão do tema e lema do ano estava voltado ao Ensino Confirmatório.
P. Reneu lembrou que o Ensino Confirmatório é tempo de ensino, de aprendizagem e crescimento entre quem ensina e quem aprende, pois somos pessoas batizadas, filhos/as de Deus. Pessoas inseridas no corpo de Cristo.
Quando o confirmando está presente, atento, faz seu afazeres ele está participando ativamente. Mas quando se distrai com facilidade, ou falta, ou deixa de fazer seus deveres - ele não está participando. E isso deixa a gente preocupado. É preciso amor, carinho, dedicação e preparação para que o encontro se torne atrativo e o confirmando passe a gostar e participar com alegria.
Quando há batismo escolhemos padrinhos e madrinhas. Quando há casamento escolhemos testemunhas. Quando acontece um acidente e vimos somos chamados a contar, a testemunhar o ocorrido.
Na fé testemunhamos o amor de Deus em nossa vida, em palavras e gestos. Mas o que fala mais alto ainda são os gestos. Somos pessoas a testemunhar pela forma como vivemos que somos do Senhor e ele age em nossa vida na maneira como vivemos o ser comunidade.
No cartaz há um grande guarda chuva. Sabemos da importância do guarda-chuva no dia de muita chuva e frio. A comunidade abriga e acolhe e ela é acolhida no amor do Senhor.
Então, houve uma dinâmica: queda de braços. E depois a reflexão continuou: O lema fala do primeiro mandamento: "Eu sou o seu Deus - não há outros deuses diante de mim!" Quem consegue viver o primeiro mandamento, consegue viver os demais.
E este Deus dá forças. Renova as forças quando estamos a ponte de desistir. Ele ajuda e protege. É ele que tem mãos vencedores e estas ele coloca a nosso favor e não contra nós. Entender isso é entender a teologia luterana, da graça e do amor imerecidos.
Vamos fazer bem feita nossa tarefa e fazer valer este tempo rico do Ensino Confirmatório.
Depois da meditação, houve uma reflexão do que é importante fazer nos encontros. P. Reneu destacou 5 pontos: canto, oração, estudo do tema, fazer as leituras bíblicas previstas e estudar o catecismo.
A partir do apontamentos das provas foi repassado pontos fortes e pontos a serem reforçado, especialmente o 1º artigo do Credo - Deus criador.
Ficou acertado que cada confirmando precisa escolher o versículo da confirmação a partir da lista e escrevê-lo conforme a versão de sua bíblia e entregá-lo no Retiro do 2º ano.
Foi repassado material e provas. A novidade foi o livro do professor do 1º ano. É um material didático que ajuda a estruturar os encontros e possui todos os passos, bem como dinâmicas.
Então aconteceu a dinâmica prevista para a aula da bíblia: com a reciclação de caixinhas de fósforos, encapadas com cores diferentes segundo livros históricos, sapienciais, proféticos e cartas, e cada caixinha contendo o nome de um livro, há o desafio de montar este quebra-cabeça.
Depois foi a vez do jogo de dominó: cada peça tinha o nome de dois livros, que precisavam se colocadas em ordem conforme se encontram os livros na bíblia.
A seguir, os participantes receberam o material para montar estes dois quebra-cabeças. Os mesmos podem ser montado em papelão.
Os confirmandos serão desafiados a participarem ativamente da vida comunitária.
E ainda foram acertadas os 4 encontros aos Confirmandos das Comunidades XV de Novembro, Bom Pastor e Cristo Vive. Serão: Para o primeiro ano dias 22 de junho e 09 de novembro; e, para o 2º ano serão dias 29 de junho e 19 de outubro na Comunidade Bom Pastor.
Após uma celebração de encerramento, houve o almoço e os participantes puderam voltar para casa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário