Abaixo de muita chuva, que impossibilitou a vinda de mais pessoas, grande público se fez presente e celebrou com muita alegria e animação. A chegada ocorreu na tarde de sábado.
À noite, às 20 horas deu-se a abertura oficial, com acolhimento das caravanas e lideranças. Estiveram presente autoridades de três poderes: O prefeito municipal Sr. Célio Renato da Silveira, o Comandante da Polícia Militar 2º Tenente Rodrigues e a Pastora Sinodal Vera Lucia Engelhardt Prediger.
O presidente da Paróquia acolheu a todos e agradecer o esforço e empenho para vir.
O coordenador ministerial, citando Números 24.5 - “Como é bonito o acampamento do povo de Israel! Como são belas as suas barracas!” - lembrou que o povo de Deus conseguiu se reunir em diferentes tempos e, de uma maneira muito criativa, se congregou sem muita exigência, luxo ou conforto, reunindo-se em acampamento, em arraial, adorava a Deus em tendas improvisadas ou temporárias. Viver em acampamento é coisa muito comum para quem trabalha no mato, para quem faz empreitadas, para poupar tempo que seria gasto em ir e vir.
É em barracas que a vida transcorre normalmente. Conversa-se. Fazem-se refeições. Recebe-se visita. Leva-se a vida.
O povo se reunia em tendas e barracas para as três grandes festas, que congregava todo o povo de Israel. Devemos imaginar pessoas chegando de todos os cantos e lugares, se abraçando, se reencontrando, conversando, cantando louvores juntas a Deus; fazendo orações de agradecimento e de pedidos. E felizes, repartindo os alimentos, alegres por ouvirem a Palavra do Senhor e receberem o perdão e a bênção de Deus. Tudo isto tornava estes encontros significativos e marcantes.
Nossa esperança precisa ser alimentada. Celebramos a vitória em Jesus Cristo. Isso também quer ser nosso Acampamento Paroquial da Família.
O PM Tentente Rodrigues, palestrante da noite, versou sobre o perigo das drogas, como detectá-las e o que fazer para ficar longe delas.
Então aconteceu a noite cultural com apresentação de teatro, enquetes e músicas. E foi ensaiada a música tema do acampamento para fechar a parte cultural.
Às onze horas houve o encerramento e à meia noite silêncio.
Às 6hs de domingo, ao som de metais e acordeon, ocorreu a alvorada.
Depois foi servido o café.
Às 7h30 iniciou a gincana bíblica.
Às 8h45 a gincana foi interrompida em preparação ao culto.
O culto luterano das 9hs às 10hs, transmitido diretamente do local do acampamento pela Mega FM.
Hino do Acampamento 2013
1. Quando olhei o acampamento / Do meu povo luterano/: Agradeci a Deus do céu /por congregar-nos a cada ano /:
2. Que prazer, que alegria! /Por poder nos encontrar.
/: Como Igreja, como família, / queremos juntos nos animar :/
3. Muitas coisas importantes, / certamente vamos ter.
/: O Deus querido é - que nos reúne, / e vai aqui nos – fortalecer :/
4. Guarda-chuva abençoado / nós aqui queremos ser.
/: Comunidade acolhedora, co’ Deus eterno, vamos viver :/
5. Pois o próprio Deus promete: / O teu Deus eu quero ser.
/: Te fortaleço e te ajudo. Com minha mão vou / te proteger :/
Após o culto a gincana foi retomada. Com encenações de textos bíblicos.
A gincana foi interrompida ao meio dia, quando aconteceu o almoço, com delicioso churrasco.
Às 13h30 a gincana foi retomada, com provas diversas, até às 15hs.
Às 15hs, iniciou a celebração de encerramento. Um momento significativo foi quando os participantes se colocaram de baixo do símbolo do ano - um guarda-chuva - muito colorido, para orar e receber a bênção do Senhor.
Aproveitando a presença da Pastora Sinodal, a paróquia a presenteou pelos 4 anos de atuação na mesma. A lembrança, em nome da Paróquia, foi entregue pela Sra. Erli, da Comunidade Novo Alvorecer - Capa 80, onde será o próximo acampamento em 2014.
Também houve um momento de agradecimento a quem se dedicou com esmero no acampamento, abraços de despedida e o café de encerramento.
Fica nossos agradecimento sincero a todas as pessoas que sonharam e trabalharam a fim de que o 3º Acampamento Luterano Paroquial de Carnaval se tornasse uma realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário