Espigão do Oeste,

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Almoço Pomerano

Preparação








RESGATANDO RAÍZES POMERANAS
O primeiro Almoço Pomerano realizado no dia 21/04/2013 na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Comunidade da Paz, foi um sucesso. Acreditamos que em momentos como este temos a oportunidade de mostrar e resgatar a cultura e a culinária domingueira dos pomeranos.
A equipe organizadora agradece a todas as pessoas que participaram do almoço, que colaboraram fazendo suas doações e que prepararam o evento.
O cardápio do almoço foi: carne de frango caipira e bovina, mandioca, inhame, batata-doce, macarrão caseiro ensopado, arroz ensopado, rosca zuop (sopa de rosca). Tivemos arroz-doce para sobremesa e vários tipos de sucos naturais. O broudt e a cuca não faltaram. Nem sempre houve tamanha fartura na mesa dos pomeranos. Quando estes vieram da Pomerania para o Brasil – ES, houve grande miséria. Foi dos frutos da terra (as raízes, os grãos, as frutas...) que eles tiraram o seu sustento. A cultura deste povo simples e hospitaleiro teve uma perda que precisa ser resgatada, não só no que se refere à língua materna (o pomerano) e a culinária, mas a toda a sua história. A música típica sempre foi muito forte nessa cultura. Também no âmbito na Igreja ela se destaca. Por isso, precisa ser preservada, faz parte da sua identidade.
O valor arrecadado no evento será investido pelos músicos da Comunidade da Paz em sua viagem para atender a um convite de mostrar a música que se tem aqui em Espigão do Oeste no Sul do Brasil. Várias pessoas que integram a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Espigão do Oeste – IECLB e que se destacam por seus dons musicais estarão louvando a Deus e assim anunciando o evangelho de Jesus Cristo em comunidades da IECLB no Sul do país, viagem prevista para janeiro de 2014.
“Quem canta seus males espanta”!                                                                                      
 Elenir Butzke Agner
 Integrante da Comissão Organizadora do Almoço Pomerano













Nenhum comentário:

Postar um comentário