Espigão do Oeste,

sábado, 19 de abril de 2014

5ª e 6ª feira Santa - Início do Tríduo Pascal em Espigão - 2014



Quinta feira Santa - 11 Cenas!
Da Instituição da Santa Ceia  ao julgado no Sinédrio por Anás.
Acompanhar a 5ª feira santa de Jesus pelos olhos e ação de Pedro!
Prólogo - Encenado: A instituição (Mateus 26.19-35)









1ª Cena – Jesus canta
“Então eles cantaram canções de louvor e foram para o monte das Oliveiras.” (Mateus 26.30).

 Vamos orar: Ó Senhor, teu filho, vivendo o caminho da paixão, reunido com seus amigos, ergue a sua voz para o louvor. Ajuda-nos, Senhor, a não esquecermos disso. Pois costumamos, em meio a dor, à dificuldade, a doença,... reclamar. Imitamos o povo de Israel, que junto aos rios da Babilônia, se assentava e chorava a sua sina (sorte), e não encontrava forças para cantar louvores a ti (Salmo 137). Ajuda-nos a não esquecer: quem canta seus males espanta. Amém.
Hino: Eu canto quando bem quiser HPD 251.1 



2ª Cena: - Pedro é avisado

 “E Jesus disse aos discípulos: - Esta noite todos vocês vão fugir e me abandonar, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Matarei o pastor, e as ovelhas serão espalhadas.” Mas, depois que eu ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia. Então Pedro disse a Jesus: - Eu nunca abandonarei o senhor, mesmo que todos o abandonem. Mas Jesus lhe disse: - Eu afirmo a você que isto é verdade: nesta mesma noite, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece. Pedro respondeu: - Eu nunca vou dizer que não o conheço, mesmo que eu tenha de morrer com o senhor! E todos os outros discípulos disseram a mesma coisa.” (Mateus 26.31-35).
Oremos: Ó Bom Pastor, que cuidas de cada um de nós, ovelhas do seu rebanho. Tua palavra alerta, exorta, anima. E como Pedro, temos o desejo de sermos fieis a ti. Mas quantas vezes, também nós, em nossa vida caímos. Tem compaixão. Amém.
Hino: Meu irmão tu precisas falar com Jesus – HPD 195.1

  3ª Cena – Jesus convida à vigilância

“Jesus foi com os discípulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: - Sentem-se aqui, enquanto eu vou ali orar. Então Jesus foi, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu. Aí ele começou a sentir uma grande tristeza e aflição e disse a eles: - A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar. Fiquem aqui vigiando comigo.” (Mateus 26.36-38). “Depois voltou e encontrou os três discípulos dormindo. Então disse a Pedro: - Será que vocês não podem vigiar comigo nem uma hora? Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir.” (Mateus 26.40-41). “Ele voltou de novo e encontrou os discípulos dormindo. Eles estavam com sono e não conseguiam ficar com os olhos abertos.” (Mateus 26.43).
Vamos falar com Deus em oração: Ó Senhor, tantas e tantas vezes tens animado e chamado à vigilância e à oração! E nesta hora mais difícil tu mesmo vês teus discípulos sonolentos e apegados ao sono. Não somos melhores do que eles: falhamos na vigilância e por isso há tanta coisa má no mundo e nos apegamos ao sonho do consumo e do descartável. Falta-nos também a oração que abre bem os olhos para o que nos cerca. Perdão, Senhor. Amém.
Hino: Jesus provou Getsêmani - HPD 225.1.


4ª cena – Jesus ora (Mt 26.36-46).


“Jesus foi um pouco mais adiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e orou: - Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres.” (Mateus 26.39). “Pela segunda vez Jesus foi e orou, dizendo: - Meu Pai, se este cálice de sofrimento não pode ser afastado de mim sem que eu o beba, então que seja feita a tua vontade.” (Mateus 26.42). “Jesus tornou a sair e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.” (Mateus 26.44).
Oremos: Ó Senhor, quando os discípulos pediram para ensinar-lhes a orar, Jesus ensinou a oração do Pai Nosso. O terceiro pedido “seja feita a tua vontade assim na terra como no céu” faz-nos colocar sob a tua santa vontade. Nem sempre, ó Senhor, entendemos a tua santa vontade, apesar de “teus caminhos serem mais elevados do que nossos e teus pensamentos seres mais elevados do que os nossos pensamentos” (Isaías 55.9) e mesmo assim são de paz e bem. Por isso, também entre nós seja feita a tua santa vontade. Amém.

Hino: SALMO 66 - HPD 386.

5ª Cena - Judas trai Jesus com um beijo!

“Jesus ainda estava falando, quando chegou Judas, um dos doze discípulos. Vinha com ele uma grande multidão armada com espadas e porretes, que tinha sido mandada pelos chefes dos sacerdotes e pelos líderes judeus. O traidor tinha combinado com eles um sinal. Ele tinha dito: “Prendam o homem que eu beijar, pois é ele.” Judas foi até perto de Jesus e disse: - Mestre, que a paz esteja com o senhor! E o beijou.” (Mateus 26:47-49). “Jesus disse: - Judas, é com um beijo que você trai o Filho do Homem?” (Lucas 22.48).
Vamos orar: Ó Senhor, tu ensinavas todos os dias no pátio do templo e nada fizeram ali. Mas na calada da noite e com um gesto que expressa amor e carinho foste traído. Perdão, Senhor, quando fazemos coisas erradas e procuramos esconder isso; quando usamos de boas intenções e bonitos gestos, mas com segundas intenções. Tem piedade. Amém.
Hino: Meu irmão tu precisa falar com Jesus – HPD 195.6

6ª cena: Jesus é preso. Ele se doa voluntariamente!


“Então eles chegaram para perto de Jesus, o prenderam e o amarraram.” (Mateus 26.50b)
No jardim do Getsêmani acontece o que Jesus havia anunciado antes: “Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer.” (João 10.18).
Vamos orar: Jesus, nosso Salvador. Tua prisão, julgamento e condenação não é fruto de falta de estratégia de tua parte. Teus juízes não te tiram a vida; és tu mesmo que a dás livre e voluntariamente. Tu vieste para buscar e salvar a pessoa perdida e condenada. Estava disposto a pagar o preço por nossa salvação. Aceitastes o nosso sofrer. Faze-nos compreender que nossa vida, associada à tua, é igualmente destinada à doação voluntária. Faze-nos renunciar ao sonho de vida fácil, agradável e sonhos humanos. Dá-nos força de levar adiante projetos de teu reino, que exigem sofrimento e doação voluntária. E que possamos caminhar ao teu lado até o fim a nossa Via-Sacra. Amém.
Hino: Jesus provou Getsêmani – HPD 225.1

 7ª cena: Pedro procura defender Jesus

“Aí Simão Pedro tirou a espada, atacou um empregado do Grande Sacerdote e cortou a orelha direita dele. O nome do empregado era Malco. Mas Jesus disse a Pedro: - Guarde a sua espada!” (João 18.10-11a). “pois quem usa uma espada será morto por uma espada. Você não sabe que, se eu pedisse ajuda ao meu Pai, ele me mandaria agora mesmo doze exércitos de anjos? Mas, nesse caso, como poderia se cumprir aquilo que as Escrituras Sagradas dizem que é preciso acontecer?” (Mateus 26.52-54). “Aí Jesus tocou na orelha do homem e o curou.” (Lucas 22.51b).

Oremos: Ó Senhor, por todo tempo tens ensinado o amor. O mais difícil é amar o inimigo e orar por quem persegue (Mt 5.44). Agora, na prática, tens ensinado isso a Pedro: ‘Não é impondo pela força ou violência, mas pelo poder do Espírito do Amor que se faz o que se deve fazer!’ (Zc 4.6). Ó Senhor, o amor é mais forte que a espada; o perdão mais forte que a discussão; a paz mais forte que a guerra. Amém.
Hino: Jesus provou Getsêmani – HPD 225.2.  

8ª cena: Jesus em solidão - todos fogem!

“Então todos os discípulos abandonaram Jesus e fugiram.” (Mateus 26.56b).
Oremos: Ó Bom Pastor! Viste todo o rebanho se dispersar. Foste abandonado por toda a humanidade. Sabes o que é solidão. Ajuda-nos a não desesperar quando nos sentimos assim: sozinhos! Tem compaixão. Amém.
 9ª cena: Jesus é levado à casa de Caifás!


“Os homens que prenderam Jesus o levaram até a casa do Grande Sacerdote Caifás, onde estavam reunidos alguns mestres da Lei e alguns líderes judeus.” (Mateus 26.57).
Vamos orar: Ó Senhor! Em nossa cabeça poder estar na casa de alguém importante é uma alegria. Mas nem sempre as coisas grandes e as pessoas importantes se importam com o bem e o que é bom. Tem compaixão.
Hino: Jesus provou Getsêmani - HPD 225.3

  10ª cena: Pedro nega Jesus.

“Pedro estava sentado lá fora no pátio, quando uma das empregadas chegou perto dele e disse: - Você também estava com Jesus da Galiléia. Mas ele negou diante de todos, dizendo: - Eu não sei do que é que você está falando. Depois foi para a entrada do pátio. Outra empregada o viu e disse às pessoas que estavam ali: - Ele estava com Jesus de Nazaré. Pedro negou outra vez, respondendo: - Juro que não conheço esse homem! Pouco depois, os que estavam ali chegaram perto de Pedro e disseram: - O seu modo de falar mostra que, de fato, você também é um deles. Então Pedro disse: - Juro que não conheço esse homem! Que Deus me castigue se não estou dizendo a verdade! Naquele instante o galo cantou, e Pedro lembrou que Jesus lhe tinha dito: “Antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.” Então Pedro saiu dali e chorou amargamente.” (Mateus 26.69-75).
Oremos: Ó Senhor! Tu conheces bem a fraqueza humana! Sabes também como é fraco nosso testemunho. Sabes como temos dificuldade de reafirmar a nossa fé em ti. Fortalece-nos para não vivermos vacilantes, mas em toda oportunidade também testemunharmos a nossa convicção na fé pela força do Espírito Santo. Renova-nos, Senhor. Amém.
Hino: Lançar as redes - HPD 329.2.

 11ª Cena: Jesus é julgado no Sinédrio por Anás

“Os chefes dos sacerdotes e todo o Conselho Superior estavam procurando encontrar alguma acusação contra Jesus a fim de o condenarem à morte. Mas não conseguiram nenhuma. Aí o Grande Sacerdote se levantou no meio de todos e perguntou a Jesus: - Você não vai se defender dessa acusação? Mas Jesus ficou calado e não respondeu nada. Então o Grande Sacerdote tornou a perguntar: - Você é o Messias, o Filho do Deus Bendito? Jesus respondeu: - Sou. E vocês verão o Filho do Homem sentado do lado direito do Deus Todo-Poderoso e descendo com as nuvens do céu! Vocês ouviram esta blasfêmia contra Deus! Então, o que resolvem? Todos estavam contra Jesus e aí o condenaram à morte.” (Marcos 14.55, 60-62, 64). 
Oremos: Senhor, no mundo há tristeza e falsidade. Ajuda-nos a entrar no teu Reino, que é amor paz e justiça. Tem, Senhor, amor, paz e misericórdia de cada um de nós. Amém.
Hino: Eles queriam um grande rei, Estribilho e 5ª estrofe – Povo Canta 200.5

Celebração da Sexta-feira Santa


(O altar com flores secas)

"A cruz é a nossa teologia" (Lutero)





( Equipe litúrgica)
 Acolhida: Boa noite! Saúdo a todos com as palavras de Jesus. Jesus diz: “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14.27). E o Apóstolo Paulo afirma: “Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.” (Gálatas 6.2).
Hoje queremos dar continuidade à celebração do tríduo pascal. Vamos meditar e refletir a partir do caminho da cruz. Cristo levou sobre si no madeiro os nossos erros, nossos pecados, nossas falhas, sem reclamar, sem desesperar. Queremos aprender dele a levar a nossa cruz e a do próximo, em amor e fidelidade.

 Canto: O Evangelho nos ensina com clareza.
A via sacra é um caminho de oração, que tem como objetivo meditar na paixão, morte de Cristo. É o reviver dos últimos momentos de sua vida na terra. As estações ajudam-nos a compreender melhor Jesus, sua missão e o amor de Deus por cada um de nós, a ponto de sofrer e morrer para que aprendêssemos o que é verdadeiramente amar.
1ª estação: Jesus é condenado à morte por Pilatos

 “Então Pilatos viu que não conseguia nada e que o povo estava começando a se revoltar. Aí mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão e disse: - Eu não sou responsável pela morte deste homem. Isso é com vocês.” (Mateus 27.24). “Então Pilatos soltou Barrabás, como eles haviam pedido. Depois mandou chicotear Jesus e o entregou para ser crucificado.” (Mateus 27.26).
Oremos: Vamos orar: Ó Senhor, tu padeceste e foste condenado por um poderoso que preferiu lavar as mãos e agradar o povo do que fazer a coisa certa. Perdoa, Senhor, quando na nossa vida também “lavamos as mãos”, tiramos o corpo fora e não desejamos fazer a coisa certa.
Hino: Ó meu Jesus, HPD 48.1 (= ENE 33.1)

2ª estação: Jesus é maltratado pelos soldados

 “Aí Pilatos mandou chicotear Jesus. Depois os soldados fizeram uma coroa de ramos cheios de espinhos, e a puseram na cabeça dele, e o vestiram com uma capa vermelha. Chegavam perto dele e diziam: - Viva o rei dos judeus! E davam bofetadas nele.” (João 19.1-3).
Falamos com Deus em oração: Ó Senhor, teu filho foi condenado injustamente, padeceu nas mãos das pessoas que o humilharam, desprezaram e o agrediram. Perdão, Senhor, quando, apesar de todo esse sofrimento de Teu filho, nós ainda não aprendemos a viver em paz e entendimento, mas nos agredimos física e verbalmente até nos dias de hoje. Perdão, quando nós fizemos pouco caso do que ele sofreu em nosso lugar.
Hino: Ó meu Jesus, HPD 48.2 (= ENE 33.2)

3ª estação: Jesus carrega a sua cruz
“Então Pilatos entregou Jesus aos soldados para ser crucificado, e eles o levaram. Jesus saiu carregando ele mesmo a cruz para o lugar chamado Calvário. (Em hebraico o nome desse lugar é “Gólgota”.)” (João 19.16-17).
Oremos: Jesus, nosso Salvador. A cruz imposta sobre teus ombros é assumida por ti com amor, pois com ela tu carregas os pecados, as dores, as aflições de toda humanidade. Ó Senhor, carregando a cruz, mostra-te mais que um mestre, um guia ou guru. Tu és o Salvador do mundo. Ó Senhor, escolheste as coisas fracas e escandalosas do mundo para revelar o teu amor e tua sabedoria e força. Que eu veja o que fizeste, com olhos da fé, que veem que foi por mim.
Hino: Em Jesus amigo temos (ENE 39) 

4ª Estação – O Cordeiro de Deus

 João Batista já havia profetizado assim: “No dia seguinte, João viu Jesus vindo à sua direção e disse: - Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1.29).
Vamos orar: Senhor, teu filho seguiu as palavras sagradas. Assim como um Cordeiro era levado em sacrifício para expiar a culpa do povo, assim também teu filho, desde muito cedo, foi visto por teu mensageiro, como aquele que daria a sua vida para benefício de teu povo. A tua vida, ó Senhor, está ligada com nosso futuro bem-aventurado.
Hino: Ó Jesus cordeiro , 49 HPD.



5ª Estação – Simão ajuda a carregar a cruz de Jesus

 “Então os soldados levaram Jesus. No caminho, eles encontraram um homem chamado Simão, da cidade de Cirene, que vinha do campo. Agarraram Simão e o obrigaram a carregar a cruz, seguindo atrás de Jesus.” (Lucas 23.26).
 Ore comigo: Jesus, nosso Salvador. Simão Cireneu partilhou a tarefa de carregar a tua cruz. Tu a desejas partilhá-la conosco como se partilha o amor. Aparentemente, somos requisitados, constrangidos a receber a cruz, como Simão Cireneu. Mas, Senhor, somos teus seguidores hoje. E desde o nosso batismo somos selados com tua cruz. E tu disseste a teus discípulos: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16.24). Faze com que tomemos a cada novo dia a nossa cruz sem queixa ou ingratidão, mas como sinal de seguimento. Que a levemos com amor e dedicação, sem trair a tua santa Palavra e teu sacrifício em nosso favor. Amém.
Hino: Se eu tiver Jesus ao lado, HPD 411.1-2.


6ª Estação – O sofrimento desfigura a face de Jesus

 “Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para ele e o desprezávamos. No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo.” (Isaías 53.3-4).
 Nós oramos: Ó Jesus, não permita que sejamos covardes, mas torna-nos pessoas que carreguem o sofrimento e dão seu rosto à tapas se for necessário. Senhor, teu rosto modificou-se não só na via cruz. Tu disseste que aquilo que fazemos ou deixamos de fazer aos necessitados, estamos fazendo ou deixando de fazer também a ti. Que não ignoremos o teu rosto estampado no faminto, no sedento, no prisioneiro, no órfão, no forasteiro, no nu. Mas que estendamos nossa mão em favor deles. Amém.
Hino: Em Jesus amigo temos, (ENE 39.2).



 7ª Estação – Jesus sofre por cada um de nós

 “No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo. Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu.” (Isaías 53.4-5).

 Vamos orar: Ó Jesus, perdoa-nos quando te causamos dor e humilhação, zombaria e desprezo. Obrigado por teres aceito trilhar o caminho da fraqueza e teres suportado as dores por cada um de nós. Concede-nos a humildade de reconhecer nossa fraqueza e a coragem de continuar caminhando com mais firmeza. Renova-nos, Senhor, com teu amor, tirando-nos do abismo do pecado e da dor. Amém.
Hino: Em Jesus amigo temos, (ENE 39.3).




 8ª Estação – Jesus fala para as mulheres de Jerusalém

“Uma grande multidão o seguia. Nela havia algumas mulheres que choravam e se lamentavam por causa dele. Jesus virou-se para elas e disse: - Mulheres de Jerusalém, não chorem por mim, mas por vocês e pelos seus filhos! Porque chegarão os dias em que todos vão dizer: ‘Felizes as mulheres que nunca tiveram filhos, que nunca deram à luz e que nunca amamentaram! ’.” (Lucas 23.27-29).
 Vamos orar: Jesus, nosso Salvador, sentindo tão vil sofrimento, se preocupa mais com os outros do que contigo mesmo. As dores futuras de tua Igreja e seus filhos e filhas já lhe pesam mais no coração do que o seu suplício. Ó Senhor, concede-nos coração semelhante, um coração que não se queixe de sua situação em sofrimento ou provação, vindo a esquecer de orar em favor do próximo, mas que seja simpatizante com ele, possa consolá-lo e reconfortá-lo em sua dor. Amém.
Hino: Quão bondoso amigo é Cristo HPD 206.1



9ª Estação – Poucos se importavam com Jesus

 “Foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia acontecer com ele. Ele foi expulso do mundo dos vivos, foi morto por causa dos pecados do nosso povo. Foi enterrado ao lado de criminosos, foi sepultado com os ricos, embora nunca tivesse cometido crime nenhum, nem tivesse dito uma só mentira.” (Isaías 53.8-9).

 Oramos: Pesada foi tua cruz, ó Senhor Jesus. Às vezes, pesadas são as cruzes que teus fiéis carregam. Ajuda-nos a ficarmos firmes, perseverantes, ajudando-nos uns aos outros. Ensina-nos a perseverar, a jamais ceder ao cansaço, nem ao desânimo. Que nossas quedas não nos sirvam nunca de pretexto (desculpas) para abandonar a luta, nem nossa fraqueza de motivo para nos deter no caminho! Faze-nos vencer a tentação de recuar, apoiando-nos mais solidamente sobre tua valorosa certeza e vida justa. Que cada obstáculo seja um desafio a ser vencido com fé e firmeza.
Hino: Quão bondoso amigo é Cristo HPD 206.2

10ª Estação – Jesus é despojado de suas vestes

“Em seguida os soldados o crucificaram e repartiram as suas roupas entre si, tirando a sorte com dados, para ver qual seria a parte de cada um.” (Marcos 15.24).
 Nós oramos: Ó Senhor Jesus. Despojaram-te de tudo, até de tuas vestes. Mas não te tiraram a santidade de ser filho de Deus. Perdoa-nos, ó Senhor, quando nos apegamos a bens deste mundo, que não nos seguirão para o além. Que, diante de ti, nosso coração seja humilde e aprende a reconhecer que chegamos diante de ti de mãos vazias, para que Tu as possa encher. E cheias, que possamos repartir o que de ti recebemos, assim estamos livres para amar, agradecidos para agradecer-te pelo que recebemos. Sê, Senhor, tu o nosso bem mais precioso, pelo qual deixamos o resto. Que sejamos teus filhos e filhas e vivamos como tal. Amém.
Hino: Quão bondoso amigo é Cristo HPD 206.3


 11ª Estação – Jesus é pregado na cruz

“Quando chegaram ao lugar chamado “A Caveira”, ali crucificaram Jesus e junto com ele os dois criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Então Jesus disse: - Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo.” (Lucas 23.33-34a).

 Nós oramos: Ó Jesus, suspenso entre céu e terra, pés e mãos dilacerados, não pranteias, nem lamentas a tua sorte, mas tem força para orar e perdoar teus executores. Ensina-nos a reconhecer a nossa culpa e a pedir perdão e a ver somente em ti a reconciliação da terra e do céu. Ensina-nos a termos calma e paciência diante da dor. Inspira-nos tua doçura, teu amor e o caminho do perdão como resposta à violência e à injustiça. No momento em que a vingança deseja se instalar em nós, mantém-nos no caminho do amor. Amém.
Hino: Oh, bem cego eu andei – HPD 198.1


12ª estação – As 7 palavras de Jesus na cruz! 


 A primeira Palavra – Aos carrascos e zombadores, Jesus orou:“Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. (Lc 23.34).
 A segunda Palavra – Ao ladrão arrependido, Jesus disse:“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”. (Lc 23.43).
 A terceira Palavra - “Mulher, eis aí o teu filho” (João 19.26). Jesus disse isto para a Maria, sua mãe, referindo-se a João, o discípulo amado. E a João, Jesus lhe disse: “Eis aí a tua mãe!” (João 19.27).
A quarta Palavra – Na dor da cruz Jesus orou: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?”( Mt 27.46).
A quinta Palavra – Jesus afirmou:“Tenho sede” (Jo 19.28b).
A sexta Palavra - Jesus diz: “Está tudo consumado”. (Jo 19.30b).
A sétima Palavra - “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. (Lc 23.46b).


 Oremos: Ó Senhor, no suplício da cruz vivenciastes o amor perdoando executores, incluindo em teu reino pecadores, ampliando o conceito de família e cuidado, mostrando-te fragilizado e humano e confirmando que tudo havia sido feito com muito amor e era chegada a hora de tudo ficar nas mãos do Pai Celeste. Ajuda-nos a viver com tal amor e confiança. Amém.
Hino: Ouvi o salvador dizer – HPD 450.

 13ª Estação – Jesus morre na cruz

“Ao meio-dia começou a escurecer, e toda a terra ficou três horas na escuridão. Às três horas da tarde Jesus gritou bem alto: - “Eloí, Eloí, lemá sabactani?” Essas palavras querem dizer: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Aí Jesus deu um grito forte e morreu” (Marcos 15.33-34, 37).
Vamos orar: Jesus, tua morte na cruz, dá a impressão de ser em profundo abandono. Mas em tua oração, repetindo “Meu Deus, Meu Deus” ensina-nos a confiança suprema em te confiar nas mãos do Pai Celeste. Teu sacrifício foi o ato supremo de amor para reconciliar céu e terra. Queremos te agradecer por tua total entrega em nosso favor. E queremos te pedir que nos momentos de escuridão de nossa vida, como doença, fraqueza, miséria ou dor, concede-nos a força de manter-nos firmes, confiantes nas mãos de Deus. Amém.
Hino: Ó meu Jesus, que mal tu cometeste HPD 48.5 (= ENE 33.3)

14ª Estação – Jesus é retirado da cruz

 “Depois disso, José, da cidade de Arimatéia, pediu licença a Pilatos para levar o corpo de Jesus. (José era seguidor de Jesus, mas em segredo porque tinha medo dos líderes judeus.) Pilatos deu licença, e José foi e retirou o corpo de Jesus.” (João 19.38).
 Vamos falar com Deus, ore comigo: Jesus amado o teu sofrimento redentor está completado. Ajuda para que nós nunca tenhamos vergonha de testemunhar a nossa fé em tua obra salvadora. E que teu corpo e sangue quando nos é dado, que nos seja precioso e cheio de vida. Amém.
Hino: Ó meu Jesus, que mal tu cometeste HPD 48.4


15ª Estação – Jesus é sepultado

 “Os dois homens pegaram o corpo de Jesus e o enrolaram em lençóis nos quais haviam espalhado essa mistura. Era assim que os judeus preparavam os corpos dos mortos para serem sepultados. No lugar onde Jesus tinha sido crucificado havia um jardim com um túmulo novo onde ninguém ainda tinha sido colocado. Puseram ali o corpo de Jesus porque o túmulo ficava perto e também porque o sábado dos judeus ia começar logo.” (João 19.40-42).
Nós oramos: Ó Jesus! Morreste e foste sepultado, e, parece tudo terminado. No entanto, desceste ao mundo dos mortos para anunciar até ali a tua boa mensagem da salvação. Não há escuridão que possa vencer a tua luz. E tua vida é qual semente que cai na terra, brota e nasce e produz fruto. Que possamos permanecer na fé e na esperança e certos de que quem confia no Senhor jamais será esquecido.
Hino: Sobre a cruz Jesus sofreu Povo Canta 204.1 + Do sepulcro HPD 72.3



Nenhum comentário:

Postar um comentário