Espigão do Oeste,

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pousada 2012

Pousada 2012

“Vivendo a Páscoa com Jesus”

As crianças do culto infantil da comunidade da Paz, em Espigão do Oeste – RO foram convidadas e vieram participar no sábado de Aleluia e no domingo da Páscoa, 7 e 8 de abril da Pousada “Vivendo a Páscoa com Jesus!”.

Ao chegarem foram acolhidas com carinho e alegria pela equipe de orientadores/as e deram início ao Diário da Pousada, cada um confeccionando a capa de seu próprio diário utilizando colagem com cascas de ovos. Cantos, brincadeiras, orações e vivências de histórias bíblicas marcaram este encontro das crianças. Para muitas foi a primeira vez que dormiram fora de casa.

A primeira vivência foi “Um jantar perfumado de perdão” encenado pela equipe de orientadores/as! Jesus estava jantando na casa do fariseu Simão. Veio ali uma mulher de má fama e ficou aos pés de Jesus e com suas lágrimas molhou os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos e beijou os pés de Jesus. A mulher também derrama perfume nos pés de Jesus! Ela mostrou assim seu grande amor por Jesus!

Jesus falou que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. E assim aquele jantar foi perfumado de perdão!

Cada criança recebeu um pouquinho de perfume em seu braço para lembrar este Jantar perfumado de perdão.

Cantando “Eu tenho um amigo que ama” as crianças seguiram Jesus e o acompanharam para “Uma noite de oração no jardim!” também encenado pela equipe de orientadores. Jesus sabia e sentia que sua hora estava chegando e procurou um lugar para orar. Ele convidou Pedro, Tiago e João para irem um pouco mais adiante com ele e pediu que ficassem vigiando por ali. Quando Jesus voltou, todos estavam dormindo. Jesus foi orar mais duas vezes. Quando ele voltou pela terceira vez já estava chegando a hora de ele ser preso.

Todas as crianças então, se ajoelharam e fizeram uma oração em conjunto.

E chegou a hora de compartilhar a refeição da noite! Bolo, pão e sucos foram o cardápio saboreado pelas crianças.

Utilizando a técnica do Quadro Mágico (sketchboard) o Pastor Reneu Prediger e a Pastora Vera Prediger contaram para as crianças como Barrabás entendeu a crucificação de Jesus - “Ele morreu por mim!”

Para Barrabás ficou muito claro que Jesus morreu por ele, pois Barrabás tinha uma sentença de morte, mas ele ficou livre quando Jesus morreu!

Por causa de todos os pecados que nós fazemos, nós também temos uma sentença de morte. Nós não merecemos viver. Mas Jesus morreu por você e por mim também. Quando pedimos, Jesus nos perdoa. Ele também afasta de nós o castigo. Ele tomou para si o castigo. Por isso nós não somos castigados quando cremos que Jesus morreu por nós!

Depois da história, todas as crianças junto com os/as orientadores/as deitaram-se no chão formando uma grande cruz e assim cantaram “Sobre a cruz Jesus sofreu”. Também cada um pintou o desenho da cruz para compor o seu diário da pousada.

Chegou a hora de repousar! Ali no quarto puderam ver filmes de desenhos bíblicos e assim adormeceram.

Bem cedinho no domingo da Páscoa levantaram-se e, ajudadas pela Coelha da Páscoa, foram procurar os ovinhos escondidos no pátio da Igreja. Encontraram ovinhos cozidos coloridos!

Logo os jovens da JE da Comunidade apresentaram às crianças a ressurreição: “É vida nova!” Naquela manhã gloriosa de domingo Maria Madalena vai até o túmulo de Jesus. Ela viu que pedra havia sido tirada e o corpo de Jesus não estava mais lá. Ela saiu correndo e se encontrou com Simão Pedro e João e deu a notícia para eles!

Simão Pedro e João ouviram o que disse Maria Madalena e foram correndo para o túmulo. Encontraram apenas os lençóis ali. Mas o corpo de Jesus não estava mais lá. João, que tinha chegado ali primeiro viu e creu!

Os discípulos de Jesus ficaram muito felizes. Eles puderam ver Jesus e conversar com ele. Somente Tomé não pode se alegrar. Sabem por quê? Porque ele não estava junto com os outros quando Jesus apareceu. Ele falou: só vou acreditar, se eu puder vê-lo pessoalmente e tocá-lo. Um dia em que estavam todos na casa, inclusive Tomé, Jesus voltou a aparecer e foi logo dizendo a Tomé: Olhe, Tomé, sou eu mesmo que estou aqui. Você pode tocar em mim e nas feridas do meu corpo. Tomé logo percebeu que era Jesus e disse: - Meu Senhor e Deus meu!

“É verdade: Jesus ressuscitou!”

Para não mais se esquecerem todas as crianças disseram bem alto: Sim, é Páscoa! Viva! Viva! Jesus ressuscitou! Ele vive! Ele venceu a morte e o mal, ele tem a vitória.

Agora o café da manhã da Páscoa pode ser saboreado: bolos, pão, café com leite e ovos cozidos foram o cardápio. Chegou a hora de arrumar mochilas e colocar os colchões no lugar. Então novamente os jovens da comunidade apresentaram para as crianças um teatro adaptado do texto do Roteiro da OASE 2012: “O ovo da vida ou a vida do ovo?”

O que nasce de um ovo de Páscoa?

O que a pessoa coloca dentro do ovo de Páscoa nasce.

Nasce amizade, carinho, felicidade, alegria, amor.

Todas as crianças foram lembradas que ao ganhar os ovinhos de Páscoa, não deixem de fora o doce da vitória da vida sobre a morte e ao saborear os doces, amendoins e chocolates, vivam um mundo mais fraterno e humano... E, acima de tudo, muito carinho, amor, felicidade...

A Coelhinha distribuiu então um ovinho de chocolate para cada criança! E foi a hora de pintar o desenho do ovo da vida. Cada criança recebeu seu ninho de páscoa recheado com ovos de páscoa (casquinhas com cri cri). Para cada vivência receberam um desenho para compor o diário. Neste momento receberam também o seu Diário e se dirigiram para a igreja. Entraram na igreja ao final do culto de Páscoa cantando junto com a comunidade “Eu tenho um amigo que me ama” e junto com a comunidade fizeram a oração final e foram para casa junto com seus familiares.

Muito obrigado a todos as pessoas que colaboraram para que a Pousada Vivendo a Páscoa com Jesus acontecesse: diretoria, cozinheiras, pessoas que doaram casquinhas e amendoins, pessoas que doaram bolos, JULEO (Juventude Luterana de Espigão do Oeste), acompanhantes para a hora de dormir e a toda a equipe de orientadores/as da comunidade da Paz.

Elenir Butzke Agner – Coordenadora equipe de orientadores da comunidade

Daniel Zimmermamm – Representante do Culto Infantil paroquial no sínodo

Pastora Vera Lucia Engelhardt Prediger






































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário