Espigão do Oeste,

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Histórico Com. de Pimenta Bueno


Os alemães vieram ao Brasil em busca de terra e vida melhor. Depois de muitos anos no Brasil, os imigrantes alemães e pomeranos migram para outras regiões do país à procura de terra para suas famílias. O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e as empresas colonizadoras particulares fizeram uma intensa propaganda de terra boa, fácil e barata na Amazônia. Assim aconteceu a imigração de famílias do Espírito Santo para o estado da Rondônia.
As famílias Braun e Hollander (mais ou menos 30 pessoas), se aventuraram e viajaram 14 dias até chegarem a Pimenta Bueno e acamparam ao lado do rio Melgaço.
Moravam em barracas de folha de palmito. Em 1970 e 1971 vieram mais famílias luteranas do Espírito Santo para Rondônia.
Por ocasião da visita do P. Schmeckel foi fundada a primeira comunidade luterana em Rondônia em Pimenta Bueno, no dia 23 de julho de 1970, em capela própria.
Sendo que a primeira paróquia da IECLB de Rondônia, a paróquia de Pimenta Bueno, foi fundada no dia 29 de abril de 1973. Ali houve a construção da primeira casa pastoral, sendo que o pastor atendia dali todos os pontos de encontro comunitários de Rondônia.
Martim Discher foi uma liderança muito forte nos primeiros anos de IECLB na Rondônia; liderava as celebrações, cultos e programas regulares de jovens e crianças. Uma família de origem luterana, quando veio para a Rondônia trouxe consigo material e subsídios como, um harmônio, livros de coral e bons cantores.
Em 1972 veio para a Rondônia o primeiro pastor residente Sr. Geraldo Schach. Para ir de encontro aos membros ia de canoa de remo, lombo de burro e longas caminhadas de dia inteiro.
Em 1975, surgiram planos para a divisão da então paróquia de Pimenta Bueno. A partir de 1976 viria surgir a paróquia de Cacoal.
O povoado de Espigão do Oeste foi surgindo a 30 km da BR 364 e que foi crescendo rapidamente. Por fim, a sede da Paróquia de Pimenta Bueno é transferida para Espigão do Oeste. Em 23 de abril de 1983, acontece oficialmente a alteração do nome da Paróquia para “Paróquia Evangélica de Espigão do Oeste”.
A Comunidade de Pimenta Bueno, localizada na BR 364 EM Pimenta Bueno, distante 30 km da sede da Paróquia em Espigão do Oeste.
Atualmente a comunidade de Pimenta Bueno tem a participação de famílias membro. Com um total de 103    pessoas (julho de 2013).

Templos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário