Espigão do Oeste,

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Histórico Com. Novo Alvorescer













Histórico da COMUNIDADE NOVO ALVORECER
A Comunidade Novo Alvorecer, localizada na linha Kapa 80 a 22 Km da cidade de Espigão do Oeste.
A dificuldade das famílias membro desta comunidade era muito grande pela grande distancia que moravam da sede da Paróquia. Com isso surgiu o sonho de realizar cultos na localidade. Tempo depois decidiu-se pela construção de uma capela e posteriormente a fundação de uma comunidade.
A primeira reunião da comunidade aconteceu no dia 24 de dezembro de 1981 na casa de Emilio Schultz, onde 05 ou 06 famílias se reuniam para celebrar o Natal. Decidiram que iriam pedir para o pastor viesse celebrar culto na localidade. O primeiro culto foi marcado para o dia 06 de janeiro de 1982. Mas este culto não aconteceu, pois o P. Rosemar não conseguiu chegar devido às condições da estrada por causa das muitas chuvas. Nos primeiros anos aconteciam celebrações 2 ou 3 vezes por ano, com a presença do P. Rosemar ou então do Catequista Nilo Klitzke que auxiliava o pastor. Os cultos sempre aconteciam na casa do Sr. Emilio Schultz até se decidir construir uma capela do Sr. Emilio.
Essa capela foi construída em mutirão, com muita dificuldade em meio à mata fechada onde só havia picada.
No registro do livro de atas, consta que “aos 27 dias do mês de março de 1985 foi oficialmente fundada a comunidade de Ribeirãozinho” com mais o menos 10 famílias membro, que assim escolheu a primeira diretoria: Presidente Emilio Schultz, Tesoureiro Geraldo Loose, Secretária Zilma Butzke Loose. Assinaram o livro de atas neste dia Valdir Loose, Reinaldo Púfal, Arnaldo , Floriano Presílios, Alberto Klitzke, Emilio Hartwig, Emilio Schultz, Geraldo Loose e Zilma Butzke Loose.
O desejo da comunidade era construir uma igreja maior, mais confortável, já que a capela era fechada somente em uma parte. Mas devido a situação financeira dos membros, foi adiada por algumas vezes.
A primeira confirmação está registrado no dia 27 de dezembro de 1985, sendo confirmadas as jovens Idalina Presilios e Arnilda Púfal.
Com a chegada de varias famílias vindas do Espírito Santo, foi planejada a construção de uma nova igreja. Por ser mais centralizado, decidiu-se construir a igreja nas terras do Sr. Geraldo Loose, que fez a doação do terreno. Construiu-se uma igreja a partir das doações dos membros e festas que aconteciam com torneio de futebol de campo. Mais uma vez, a comunidade reuniu-se em mutirão para trabalhar na construção. No dia 21 de março de 1987 acontecia a primeira celebração de culto com Santa Ceia, na comunidade Kapa 80, que estava em construção com a presença do P. Josias Kipper. No dia 23 de julho de 1989 aconteceu a festa de inauguração da igreja de Kapa 80 que na época constava com mais de 40 famílias membro. Depois disso varias reformas aconteceram no templo. No final de 1998 a comunidade passou a adotar o nome de Novo Alvorecer.
Em 2008 a comunidade reformou o seu templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário