Espigão do Oeste,

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Histórico Com. KM 7







COMUNIDADE EVANGÉLICA KM O7
1. LOCALIZAÇÃO
A Comunidade Evangélica Km 07 está localizada a Estrada Figueira km 07, portanto a sete quilômetros de distância da cidade de Espigão do Oeste – RO.
2. HISTÓRICO §
or volta de 1977 a 1979 as famílias: Borchardt, Schreiber e Fölz, oriundas do estado de Minas Gerais (próximo ao Espírito Santo), paróquia de Baixo Guandú. Estas famílias trouxeram suas transferências e se apresentaram na comunidade de Espigão do Oeste, hoje Comunidade Da Paz. Nesta época já residiam algumas famílias luteranas na Linha Km 07 e não se sabe ao certo quando chegaram, pois estas já se mudaram para outros municípios. Uma das pessoas que já residiam em Km 07 e é membro até os dias atuais é Janeta Neimog Boono que chegou com a família em 1973.
Diante das dificuldades de acesso a cidade: falta de transporte e estradas e aumento significativo do número de famílias, a paróquia de Espigão passou a atender a localidade em forma de ponto de pregação. Isso por volta de 1982/1983. Os cultos aconteciam nas casas das famílias.
3. FUNDAÇÃO
No dia sete de Março de 1985 (mil novecentos e oitenta e cinco), os integrantes do ponto de pregação Km 07 se reuniram na casa do senhor Carlos Schram para fundar a comunidade local e ficou designado o nome: COMUNIDADE EVANGÉLICA KM 07. Nesta reunião deliberou-se sobre questões de transferência de Espigão para Km 07, Ensino confirmatório e Culto Infantil.
A primeira diretoria composta por:
Presidente: Alfredo Boono
Vice-presidente: Carlos Shram (que pouco tempo depois pediu transferência para Espigão do Oeste, desligando-se da comunidade Km 07).
Tesoureiro: Bertholdo Wendt (hoje mora em Buritis – RO)
Secretário: Heirich Borchardt (Hoje mora em São Francisco do Guaporé)
Vice-secretário: Roberto Felberg.
4. MEMBRESIA
A comunidade era composta, em seu início por dezessete membros. São eles:
Alfredo Boono, Alfredo Felberg, Benício Borchardt, Bertholdo Wendt, Carlos Schram, Heich Borchardt, Henrique Borchardt, Henrique Fölz, Janeta Shreiber Borchardt, Otto Felberg, Roberto Felberg, Rodofho Scheiber, Rodolfho Schwantz, Theodoro Discher, Ubaldo Schram, Valdivino Fölz e Wanderley Borchardt.
Em um 1986 (mil novecentos e oitenta e seis) a comunidade contava com vinte e um membros. Essa foi a média em número de famílias até 1998. De 1998 até 2004 a média foi de 29 famílias inscritas. A partir de 2005 o número de membros começa a diminuir, muitas famílias se mudam para novas terras (Buritis, São Francisco do Guaporé e Colniza) e o número passa a ser 23 em 2005, em 2006 = 22, em 2007 = 19, em 2008 = 20 (casamento), e este número se mantém em 2009 e a comunidade conta com 59 pessoas-membro. A maioria das pessoas são membros ativos na comunidade (pode-se dizer que sete delas andam um tanto afastadas e dessas sete duas não são batizadas).
5. PROGRAMAÇÕES§Os cultos acontecem a cada três semanas
O culto infantil acontece todo fim de semana
Os demais grupos não acontecem por falta de participação das pessoas e no caso do Ensino Confirmatório não há inscrições por não haverem pessoas em idade para freqüentar o mesmo.
No decorrer do ano acontece a festa de Ação de Graças.
Eventualmente se faz programação especial tipo; dia das mães, pais, crianças, páscoa... mas que são um tanto tímidas, sem grande vulto.
Até pouco tempo atrás a programação de Natal chamava muita atenção, atraía visitantes de outras igrejas e comunidades vizinhas. Hoje acontece com pouco envolvimento das pessoas e ainda é a ocasião que mais envolve toda a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário