Espigão do Oeste,

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Histórico Com. XV de novembro










-->
Comunidade XV de Novembro
A comunidade XV de Novembro, está localizada na Linha Figueira, distante 21 Km de Espigão do Oeste. Pertence a Paróquia de Espigão do Oeste.
Os primeiros cultos aconteceram na casa de Oto Lauvers. Depois, em novembro de 1974, foi construído um barracão de lasca no local onde hoje está o cemitério.
A fundação da Comunidade XV de Novembro aconteceu no dia 15 de novembro de 1975. Nesta data se reuniram os membros residentes nesta localidade para desmembrarem-se da comunidade da Paz de Espigão do Oeste e formar uma comunidade nesta localidade. A igreja de 12 x 8 de madeira foi construída em junho de 1976 sendo o construtor o Sr. Alfredo Klitzke ao custo de Cr$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos cruzeiros). A inauguração se deu em 14 de agosto de 1977.
O Sr. Emilio Loose doou um terreno para a construção da capela. Ele doou um terreno de quarenta metros por oitenta metros quadrados, na Linha Figueira, aumentando depois para 50 x 100.
A primeira diretoria constitui-se de: Presidente Rudolfo Krause, vice: Lindolfo Ratunde, secretário Ervino Binow, vice: Aristido Rossol, Tesoureiro: Jermano Pittelkow, vice: Alfredo Kleitske, Vogais: Alberto Krause e Almerindo Binow.
A atual igreja foi construída nos anos 1986 e concluída em 1987.
Nos anos noventa foi construído o atual escritório e a sala para grupos.
Atualmente a comunidade XV de Novembro consta com a participação de 80 famílias membro sendo 60 famílias pagantes, sendo os outros idosos e outras situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário